segunda-feira, 19 de março de 2012

RESENHA MARILEI

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM: EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS LÍNGUAGENS.
ALUNA: MARILEI VILHALVA ROMERO FERNANDES
TÍTULO DA RESENHA: Referências de práticas pedagógicas

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA: LOPES. Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e registros de práticas. São Paulo: Cortez, 2009.

                    O livro traz propostas de estudo de práticas pedagógicas e da documentação elaborada durante o período em que o educador permanece na instituição, de que forma e quais as contribuições que os registros podem trazer para o educador na sua prática pedagógica no contexto da educação infantil. Evidencia a importância do registro no processo de formação contínua dos profissionais que atuam, contribuindo para a construção de memória, identidade, autoria e produção do conhecimento.
                   A obra apresenta uma fonte bibliográfica muito rica, com relatos de projetos e atividades, tabulações de observações de alunos: sondagem de escrita, identificações de signos numéricos, contagem oral.  Citações de grandes autores como: Paulo Freire, Madalena Freire, José Cerchi Fursari e outros com suas fundamentações contribuem para a formação de professores. Escritos sobre orientações para a construção de documentos e diferentes formas de registros, como: vídeo, fotografias, anotações de diálogos, análise, registros e coleta de matérias são vistos como instrumentos que favorecem a construção de uma nova concepção de crianças, de educador e de educação, inseridos no projeto político-pedagógico com uma nova pedagogia para a educação infantil.
                     De acordo com Zabalza (1994, p. 95)  
        
                                       O próprio fato de escrever, de escrever sobre sua própria prática, leva     o
                                                    professor  a aprender através da sua narração. Ao narrar a sua êxperiên -
                        cia  recente, o professor não só a constrói linguisticamente, como também
                        reconstrói   ao nível do discurso prático e da atividade profissional ( a des-
                        crição se vê continuamente excedida por abordagens reflexivas sobre   os
                        porquês e as estruturas de racionalidade e justificação que  fundamentam
                        factos narrados). Quer dizer, a narração constitui-se em reflexão. 
             
                    Segundo a autora ao registrar as ações praticadas, podemos após algum período retomá-las, reviver o momento, com o passar do tempo muitas das nossas ações, as imagens são esquecidas, na maioria das vezes não nos apropriamos dessas experiências por deixar de registrar. A tendência é de nos lembrarmos das ações mais recentes. Com o registro de práticas pedagógicas e a socialização das experiências se dá sentido ao trabalho pedagógico, valorizando a prática do professor e a produção do aluno. Com a prática do registro se faz uma análise das experiências, havendo uma relação entre registros de práticas e memória, uma reflexão, que permite ao professor fazer suas intervenções, avaliar, construir e reconstruir o saber, organizar e reorganizar a sua prática pedagógica como um todo. O registro traz contribuições para o novo perfil do educador, passando a ser pesquisador, reflexivo, intelectual e autor de suas práticas.
                      Kramer (1994) alerta para a necessidade de proporcionar aos professores acesso ao mundo da literatura, da arte, da cultura, permitindo que os mesmos deixem de ser ouvintes e espectadores para se tornarem autores de sua história de seu processo de formação.  Um profissional culto, com um vocabulário técnico, argumenta, defende e fundamenta a sua prática através de estudos aprofundados, sendo portador de múltiplos conhecimentos, apontará caminhos para a conquista de projetos político-pedagógicos que beneficiem o desenvolvimento das habilidades para aquisição da aprendizagem.  
                     Segundo a autora o registro deve estar ancorado em determinado planejamento, os registros fornecem elementos para análise, reflexão e avaliação, possibilitando a reformulação do planejamento, onde o professor constrói e reconstrói a sua prática, considerando as observações dos registros, tornando mais eficiente o seu projeto pedagógico.
                       A autora aborda a importância de uma coordenação pedagógica e diretores escolares comprometidos e conhecedores do processo aprendizagem da educação infantil, dessa forma podem fazer suas contribuições atuando como articuladores do trabalho coletivo e do projeto político-pedagógico como possíveis orientadores e incentivadores de formação do professor, formando uma parceria, que reconheça e valorize o trabalho, divulgando as práticas educativas.
                        No livro encontra-se análise de materiais, registro de práticas pedagógicas produzidos por professores, como: cadernos de registros, portfólio de projetos, arquivos pessoais. Materiais que apontam percursos, procedimentos, orientações para a organização do trabalho pedagógico, as reflexões possibilitam dar novos encaminhamentos para a prática pedagógica, ampliando as possibilidades da utilização de diferentes formas de registros pelos professores durante a prática pedagógica. Os registros se tornam fontes de dados, referência quando socializados entre os profissionais, experiências são trocadas, são referências que podem trazer orientações para o professor em diversas situações que surgem durante a sua gestão.
                     Nóvoa (1992, p. 25) “(re) construção permanente de uma identidade pessoal.”
                     O professor estar em formação contínua, permite a reconstrução dos conceitos, amplia a visão de educação, novos conhecimentos são adquiridos, com isso a sua prática pode ser reelaborada constantemente, traçando um novo perfil de professor, que constantemente passa por mudanças positivas que o auxilia na construção do processo de aprendizagem, visto que, a educação está em permanente evolução.
                   Enfim, os registros de práticas pedagógicas, possibilitam ao professor analisar, refletir, construir e reconstruir o saber. Com o exercício da prática do registro, há o exercício da produção e elaboração de textos, o que possibilita ao professor a oportunidade de aperfeiçoar a sua prática, vencer as suas dificuldades em realizar o registro, fazer suas reflexões de forma positiva,  identificando seus acertos e falhas a serem corrigidas, partindo de suas observações e registros elaborados no decorrer de sua gestão,  possibilitando  ao professor apontar caminhos que favoreçam a aprendizagem, garantindo o direito das crianças a terem acesso a uma educação de qualidade.

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