terça-feira, 20 de março de 2012

RESENHA LEANDRA

RESENHA CRÍTICA

LEANDRA HAUBERT TEIXEIRA

Lopes, Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e registro de práticas. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção docência em formação. Série Educação Infantil)

            Amanda Lopes é pedagoga, sua trajetória profissional passa pela docência na Educação Infantil, sendo nesse contexto que iniciou sua reflexão sobre o tema e concretização na prática, dos registros. Sua obra tem por objetivo analisar a contribuição da prática do registro nos processos de formação em serviço e de desenvolvimento profissional do professor. A autora explica que o termo “registro de práticas” faz referência à ação de escrever, narrar, analisar experiências e percursos de aprendizagem.
            O livro está dividido em quatro capítulos, no Capítulo I, a autora trás alguns autores que tratam da temática, no Capítulo II, faz-se uma relação entre registro e memória, o Capítulo III, tem por objetivo buscar uma aproximação aos registros produzidos por professores no contexto da Educação Infantil e compreender seu papel na formação, no desenvolvimento profissional e na melhoria da qualidade da ação docente e por fim no Capítulo IV estão suas considerações finais.
            A autora traz diferentes autores para ampliar e explicar o conceito de registro de práticas, propondo assim a ampliação do conceito a fim de incluir as diferentes linguagens e os vários meios que podem ser empregados nessa produção. Reflete ainda sobre a relação professor-escrita, ficando claro que é preciso nós, como professores, produzirmos nossa própria história, nossos relatos, contribuindo assim para nossa valorização profissional, também considera a criança como produtora de registros, de marcas que representam sua história, sua presença no mundo.
            Vemos a todo o momento a importância desses registros para construir memória sobre a experiência, refletindo sobre ela e pensando sempre na melhoria da educação devemos torna-la acessível a outros professores, coordenadores pedagógicos e a quem interessar.
            Os registros apontam percursos, procedimentos, formas de encaminhamento. Além de possibilitarem autoformação, também podem ser valiosos instrumentos de socialização e troca de experiência entre professores, favorecendo a produção e sistematização de conhecimentos. Por meio do registro, o professor mostra-se autor de sua prática, produto de saberes, construtor de história
            Segundo a autora os professores devem considerar suas experiências dignas de rememoração e, portanto, suficientemente legitimas para serem narradas, compartilhadas e divulgadas.
            A autora centraliza a atenção nos registros de prática produzidos no contexto da Educação Infantil, uma vez que esta etapa possui uma especificidade em que as características da criança pequena conduzem à ampliação do papel da educadora e também de suas intenções. Sendo assim os registros não são apenas conteúdos e atividades, mas também emoções, sentimentos, movimentos próprios das crianças.
Com uma linguagem simples e de fácil compreensão atende, perfeitamente, a demanda de leitores leigos e curiosos pelo tema. Os textos não exigem nenhum conhecimento técnico específico prévio para entendê-los. Professores, pesquisadores e educadores devem fazer uso do material no sentido de escrever suas práticas e acima de tudo se percebam como sujeitos produtores de história, de memória, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino público.
Portanto, uma vez que registrar é produzir conhecimento, e produzir conhecimento é valorizar a prática pedagógica e o ofício docente, fica evidenciado, a necessidade de investimento na formação de professores como alicerce da mudança, enfatizando a observação, e experimentação e a pesquisa como formas de aprendizagem do ser professor.
A leitura nos leva a avaliar a nossa prática, sabemos que existem muitas barreiras a serem superadas, porém tivemos oportunidade de aprender com a experiência da autora, e devemos adequá-las às nossas necessidades.

Um comentário: