segunda-feira, 19 de março de 2012

RESENHA ADRIANY

Resenha crítica do livro: Educação Infantil e registro de práticas, de Lopes, Amanda Cristina Teagno – São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção docência  em formação. Série  educação infantil).


O livro faz uma abordagem sobre a importância do professor registrar as práticas produzidas na educação infantil em especial na pré-escola. A autora elaborou um livro de 199 páginas divididas em IV capítulos descrevendo experiências profissionais  pessoais, respaldando-se em vários estudiosos.
Com o objetivo de contribuir para a qualidade de ensino, a autora apresenta fundamentos que auxiliam o trabalho do professor, devendo este escrever sobre sua prática pedagógica, considerando a criança produtora de marcas e conhecimentos. Entende-se que registro é um instrumento metodológico que possibilita ler a realidade, observar, pensar e agir, utilizando a sensibilidade num olhar atento e individual para cada criança. Ao registrar o professor está valorizando as experiências como espaço de produção de saberes e de memória retratando a prática pedagógica, além de sua profissionalidade. O registro deve estar  apoiado em um bom planejamento com ideias do que se espera que a criança aprenda.
Retomando um pouco sobre a história da educação infantil, a autora faz pesquisas a partir do século XVIII para descobrir como era feito o registro e algumas práticas pelos professores nessa época. Faz-se necessário conhecer a história para entender o presente. A escola deve ser um lugar aberto para produção e transmissão da memória, devendo fazer parte do projeto político pedagógico de modo a valorizar as experiências e as produções dos saberes, socializando-as. É fundamental o papel do coordenador pedagógico e do diretor escolar para que  sejam  possíveis incentivadores da prática do registro.
 Teagno, exemplifica algumas experiências profissionais quanto ao registro e cita várias formas de registrar, como relatos diários, atividades das crianças, fotos, textos, semanários, planos de ensino, relatos, entre outros, podendo ser mais ou menos formais,  e com isso buscar a aprendizagem desejada. O registro de boa qualidade auxilia o professor a direcionar sua atuação além de relatar fatos, o registro dá abertura para questionamentos e situações problemáticas. Os portifólios de projetos por ela utilizado, é uma seleção de registros de uma etapa, e  isto é uma forma de construir memória.  Ao registrar, o professor é autor de sua prática,  e contribui para história, porém torna público suas fraquezas, incertezas e dúvidas,  estando vulnerável a críticas e sugestões. Para tanto é imprescindível o conhecimento profissional, garantindo a formação contínua em serviço, além de garantir ao professor condições objetivas de estudo e reflexão, porque registrar, demanda  tempo, compromisso, disciplina e não é tarefa fácil.
            Penso que a prática do registro deve ser componente indispensável para realização de um trabalho bem planejado e estruturado com fins próprios. Para que isso ocorra é necessário investir na formação profissional e garantir tempo necessário para elaborar o registro dentro da instituição de ensino. O professor  de educação infantil precisa acompanhar o tempo todo sua turma , não dispõe desse tempo necessário para o registrar durante as aulas. Se não for disponibilizado esse tempo, este será mais um trabalho que o professor levará para fazer em sua casa, nos finais de semana.
Para que conserve a memória do que foi observado, é necessário registrar a observação, mas os registros são sempre provisórios e incompletos, porque dificilmente se consegue atualizá-lo a todo momento. Por isso esse material precisa ser acompanhado de reflexão, de sistematização[...] (AROEIRA;  MENDES e SOARES, 1996, p.158).
Amanda Teagno não propõem receitas prontas para registrar, porém lança questões que nortearão o trabalho docente. O texto é de fácil compreensão e foi escrito de forma simples. Recomendo a leitura a todos os profissionais que atuam diretamente ou indiretamente na educação infantil e aos acadêmicos de pedagogia. Amanda Cristina Teagno Lopes Marques é pedagoga, mestre em educação pela Faculdade de Educação na Universidade de São Paulo (FE/USP) e doutora na mesma universidade. O livro nasceu de uma dissertação de mestrado apresentado na faculdade, na linha de pesquisa Didática, teoria do ensino e práticas escolares.

Resenha elaborada pela pós-graduanda do curso de Educação Infantil e suas linguagens no Instituto Superior Funlec,  Adriany Torres do Nascimento Rodrigues.

Referência:
AROEIRA, Maria Luisa C. ; SOARES, Maria Inês B.; MENDES, Rosa Emília de A. Didática de pré-escola: vida criança: brincar e aprender. São Paulo: FTD, 1996.

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