segunda-feira, 19 de março de 2012

RESENHA MÁRCIA


Resenha crítica
Lopes, Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e registro de práticas. Editora Cortez-2009 (Coleção Docência em Formação).

O livro está dividido em quatro capítulos e apresenta subsídios relacionados à educação infantil e registros de práticas. Tem como objetivo melhorar a qualidade da educação, valorizar o trabalho docente e ampliar a consciência sobre a própria prática. Apresenta uma concepção de educação como espaço de transformação, aprendizagem, desenvolvimento, formação e acesso a cultura.
No capítulo l, a autora aborda o conceito de registro na perspectiva de vários autores e amplia o conceito incluindo as diferentes linguagens e os diferentes meios de registrar. Destaca a linguagem não verbal como forma de registro e faz uma reflexão sobre a importância do desenho como forma de comunicação e expressão do pensamento da criança, considerando-a como produtora de conhecimento, ser ativo no processo de aprendizagem. Ressalta a importância da organização de situações para as crianças expressarem seus pensamentos, registrarem suas descobertas sendo assim produtoras de registros.
O segundo capítulo apresenta a história da Educação Infantil em São Paulo, o registro no contexto da educação infantil e faz algumas reflexões e analises das relações entre registro e memoria. Aponta a observação e o registro como instrumentos essenciais ao processo de avaliação da aprendizagem e desenvolvimento. Ao apresentar o resultado da pesquisa cita alguns registros produzidos pelos professores, fala da escassez de documentos. Faz um convite à produção de narrativas e a criação de momentos de estudo, leitura e reflexão, elaboração e produção de conhecimento.
O capítulo lll traz uma análise dos próprios registros produzidos como professora de Educação Infantil: planos, registros diários e portifólios. Enfatiza a importância e a contribuição desses instrumentos para o trabalho docente. Os planos de ensino são considerados imprescindíveis, pois registram intenções, os objetivos, conteúdos, expectativas e formas de avaliação. Auxiliam o professor na organização dos encaminhamentos. Destaca que através dos registros foi possível prever uma ação, planejar, avaliar e construir o processo, a ação.
Lopes ajuda-nos a refletir e entender o registro de práticas como meio e fim para melhorar a ação pedagógica e a qualidade de ensino. Ao registrar nossa prática refletimos, questionamos buscamos transformações e ampliamos o nosso pensar.
As formas de registros apresentadas pela autora são extremamente importantes e devem fazer parte da nossa prática, pois ao planejar e fazer os apontamentos diários refletimos sobre os objetivos, os encaminhamentos e as intervenções necessárias. Oportunizamos novas experiências e avanços significativos na aprendizagem das crianças.
Sua pesquisa apresenta contribuições importantes para a educação. Faz reflexões sobre a formação contínua e destaca a escola como espaço privilegiado de desenvolvimento profissional. Sugere a criação de espaços destinados a produção e divulgação de saberes.
A obra é indicada aos professores em processo de formação e aos que já atuam como profissionais. Apresenta considerações importantes sobre a criança e o educador como sujeitos autores e produtores de registro e memoria.

Amanda é pedagoga, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP) e doutoranda na mesma universidade.
Participa do grupo de pesquisa sobre Formação de Educadores (Gepefe-FE/USP) e atua como professora de Educação Infantil na prefeitura de  São Paulo.

Márcia Vilela Furtado Ferreira-pós-graduanda do curso Educação Infantil e suas Linguagens do Instituto Superior da FUNLEC-IESF.


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