terça-feira, 20 de março de 2012

RESENHA ROSANA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO

RESENHA CRÍTICA

ALUNA: ROSANA RODRIGUES CORDEIRO

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: LOPES. Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e registros de práticas. São Paulo: Cortez, 2009.

                    O livro traz contribuições a cerca das práticas pedagógicas e da documentação produzida pelo educador no espaço de tempo em que ele permanece na instituição, e as contribuições e importância dos registros na sua prática pedagógica, evidenciando as possibilidades de crescimento e formação contínua do professor que atua na educação infantil.
                        Nesse contexto, a obra tem grandes contribuições bibliográficas, relatos de projetos e atividades, observações de alunos, citações de importantes autores que com suas fundamentações fazem importantes contribuições ao desenvolvimento do educador.
                        A autora aponta a importância do registro como um instrumento a reflexão a análise da prática pedagógica, a produção de conhecimentos, construção de memórias, de história. Ao registrar suas ações o professor retoma o momento vivido, podendo ter uma nova relação com a experiência vivida, analisar, reconstruir, avaliar, reorganizar a sua prática, fazer intervenções, o que possibilita o seu desenvolvimento profissional.
                        Segundo a autora, os registros das práticas pedagógicas devem possibilitar a construção do saber, tendo como base a reflexão e o diálogo com a teoria, não sendo tarefa fácil, mas que exige intervenção e tempo, pois é construção, processo, e não técnica, receita. Registrar é instrumento de suma importância para a reflexão, a análise da prática, a produção de conhecimentos, construção de memórias, autoria do processo educativo.
                        O registro de práticas exige observação, análise, atenção, podendo ser realizado por diferentes meios como fotografias, vídeos, anotações e as produções das crianças. Além da valorização da experiência, da produção do aluno, a importância do registro está intimamente ligada à formação contínua e a serviço do professor, que pode se favorecer e se tornar um pesquisador, reflexivo, ampliando o seu saber, sendo autor de suas práticas e de seu desenvolvimento profissional. Registrar é produzir história é construir saberes.
                        Segundo a autora, o registro de práticas para alcançar seu objetivo formativo, não deve ser tarefa individual, mas que faça parte da própria cultura da escola e de seu projeto político-pedagógico, sendo necessário para isso, intervenção, escuta e socialização para que se concretize a construção coletiva do conhecimento e autoria, e que esta documentação sirva como resistência ao continuísmo e valorização dos saberes nascidos da experiência. Registrar é ler a realidade, observar, pensar, agir. É conhecer, entender, refletir para poder transformar.
                        O professor precisa estar em formação contínua, ampliando e reconstruindo seus conceitos, adquirindo novos conhecimentos, reelaborando sua prática, no livro, a autora nos diz que o registro pode constituir importante instrumento neste processo, à medida que promove a construção de memórias pessoal e coletiva, a escrita da história, a formulação de perguntas, levantamento de hipóteses, a aprendizagem, a articulação teoria-prática. Aborda ainda a importância do coordenador pedagógico e do diretor escolar como articuladores do trabalho coletivo e do projeto político-pedagógico, também como possíveis incentivadores e orientadores da prática do registro e da formação profissional, valorizando o trabalho do professor e divulgando as suas práticas educacionais. Para tanto, torna-se necessário e imprescindível à existência de uma relação saudável entre professor e coordenador, e que este se mostre disponível e aberto para ouvir e intervir quando necessário.
                        Diante do exposto, registrar deixa marcas, produz conhecimento, valoriza a prática pedagógica, constrói história, auxilia na formação do profissional, é momento de reflexão, de replanejar, de avaliar e reavaliar. Quando são socializados, os registros se tornam referências, fontes de dados, permitem a troca de experiências. Sendo uma ferramenta do professor e aliada ao planejamento, permite a observação e a reconstrução do saber, sendo imprescindível ao seu trabalho.

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